4

Atividades

Afins

A economia da Bicicleta no Brasil

Trata da participação econômica da bicicleta em atividades relacionadas ao uso, consumo e ou incentivo à bicicleta em cinco temáticas: Cicloativismo, Pesquisa e Inovação, Cicloturismo, Cicloempreendedorismo e Eventos Esportivos

4.1

Cicloativismo

 

Para entender a dimensão dos recursos destinados a essa atividade, são levadas em conta três informações básicas: o investimento público, o investimento privado e os números de pessoas ocupadas. O foco do levantamento são as organizações e os coletivos, formais ou não, que atuam na promoção da mobilidade por bicicleta, especialmente no âmbito urbano.

4.2

Pesquisa

e Inovação

 

Essa temática compreende a produção científica na qual a bicicleta tenha participação como objeto direto ou indireto do estudo. As informações foram colhidas na base Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnólogico (CNPq).

4.3

Cicloturismo

 

Essa dimensão avalia o impacto que as viagens por bicicleta, sejam elas de duração de um ou mais dias, provocam na economia dos locais que abrigam trilhas ou circuitos.

24 rotas sinalizadas

existentes no Brasil

Oferta turística do

Circuito do Vale Europeu

4.4

Cicloempreendedorismo

 

Corresponde à atividade na

qual a bicicleta é utilizada

como objeto central para

práticas empreendedoras,

gerando renda e emprego.

Nesta temática, excetuam-se as práticas que utilizam a bicicleta como imagem ou representações artísticas, a exemplo do uso cenográfico em atividades comerciais e afins. Para entender o funcionamento e seus indicadores econômicos, foi realizado um estudo

de caso com o modelo de negócio conhecido conhecido por Bike Café,

um misto de bicicletaria e cafeteria

Pesquisa em dois Bikes Café

4.5

Eventos Esportivos

 

São as atividades que compreendem todo tipo de torneio, competição, solenidade etc. no qual a bicicleta apareça como razão direta ou indireta. Nesta seção, são analisados especificamente os eventos esportivos ligados à bicicleta. Esses eventos são realizados em todo o Brasil, especialmente os circuitos competitivos de modalidades específicas, tais como mountain bike, cross-country, bicicross, na estrada, etc.

Copa Internacional

de Mountain Bike